Dia do Tropeiro é comemorado nesta sexta-feira (22)

Nesta sexta-feira (22) comemora-se o Dia do Tropeiro. Figuras importantes na história paulista, os tropeiros estão profundamente ligados à identidade do interior. A Prefeitura parabeniza a todos os que mantém esta tradição viva!

Os tropeiros foram responsáveis por levar mercadorias de uma região a outra usando mulas e cavalos como meio de transporte. Além de vender alimentos e tralhas, os tropeiros também vendiam os animais. Quase todas as cidades da nossa região têm a origem tropeira.

Boituva conta com o Museu do Tropeiro, fundado em 2007. Ele tem o objetivo de conservar e contar um pouco da história do tropeirismo através de dos objetos doados por famílias da região.

O curador do museu Sr. Isael Pereira Cruz, considera importante conhecer a história do tropeirismo, uma vez, que a maioria de seus familiares (pais, avós), foram criados na cultura tropeira e muitas das crianças não têm conhecimento disso, nem sequer conhecem a história de seus familiares.

Em Boituva a lei municipal 2.462 de 2014 institui a Semana do Tropeiro, comemorada na última semana de maio.