ALAMBIQUE ZÉ DA VARGE
Um espaço rústico repleto de história, aconchego e criatividade. O Alambique Zé da Varge nasceu a partir da iniciativa Renato Baldacim, que herdou de seu avô um pedaço de terra de um sítio arrendado em 1970. O terreno era conhecido por ser uma várzea (terreno cultivável de área plana, sem desníveis) e era constantemente chamado pelos caipiras da região de “varge”, daí surge o apelido do dono daquele terreno, o famoso “Zé da Varge”, que agora tem a cachaçaria com o mesmo nome em forma de homenagem.
Em 2004, o alambique começa a tomar forma. A partir da reforma e reciclagem de um tubo de tecelagem e da matéria-prima (cana) que já era cultivada no sítio, começam as primeiras tentativas da produção da cachaça que hoje chama atenção de moradores da região e visitantes.
No local, são produzidos vários tipos de bebidas alcoólicas diferentes: A tradicional cachaça branca, lícor, a imperial cachaça azul e as aguardentes artesanais, o verdadeiro carro-chefe do alambique, que possuem diversas opções de sabores como gabriela (cravo e canela), coco, banana, cereja, mel e café. Além das bebidas, os visitantes também podem comprar ou consumir doces caseiros, degustar as bebidas e aproveitar das apresentações de moda de viola que acontecem no alambique em quase todos domingos.
A cachaçaria segue colecionando momentos imensuráveis como a conquista de estar entre as 10 melhores cachaças artesanais em um concurso promovido pela Unesp. Até o momento, o alambique produz cerca de 6 mil litros por ano e já atendeu em torno de 9 mil pessoas.
O espaço é aberto ao público para visitação e degustação e funciona de segunda a sábado das 8h às 16h. Aos domingos, funciona das 8h às 12h. O Alambique está localizado no Sítio São Benedito, na Estrada Municipal José Soares Coelho, bairro Campos de Boituva. Mais informações podem ser solicitadas por meio do telefone: (15) 99789-1460.