ACESSIBILIDADE
Igreja Matriz

IGREJA DA MATRIZ – SÃO ROQUE

A história da Igreja da Matriz em Boituva começa com o São Roque sendo classificado, naturalmente, como o padroeiro da cidade. Era bastante comum encontrar capelinhas e oratórios familiares em devoção ao santo por Boituva. Mas, a certeza de que este seria, de fato, o padroeiro da cidade aconteceu somente em 1900, quando a cidade passava por um surto assustador de febre amarela e um comerciante, Antônio Pereira Ignácio, fez uma promessa a São Roque (Santo protetor das pestes e doenças malignas) de que se a doença sumisse, ele ergueria uma capela como sinal de gratidão.

Um ano depois, em 1901, diante da diminuição do número de casos da doença, Pereira Ignácio cumpriu sua promessa e construiu uma capela 4m x 4m, na atual Rua São Roque. Na capela, como símbolo do ocorrido, foi instalada a imagem do santo que após 43 anos foi transferida para o altar da Igreja Matriz.

Anos mais tarde, em 1915, reuniram-se na capela grande número de boituvenses católicos que estavam dispostos a lutar pela construção de uma paróquia em Boituva. Contudo, Dom Lucio Antunes de Souza, Bispo de Botucatu e autoridade eclesiástica da época, definiu algumas condições para que a construção fosse liberada: Para ele, o local deveria ser ampliado e junto a paróquia deveria ser construída uma casa paroquial. E assim foi feito.

Em março de 1916 estava oficialmente instalada a Paróquia de São Roque que compreendia na Igreja Matriz e na Capela de Santa Cruz.

Atualmente, após 100 anos de história da paróquia, há, ao todo, cerca de 20 obras do artista italiano Bruno Di Giusti. Entre as obras mais importantes do pintor, está um quadro de Melquisedec, Díscipulos de Emaús na Ceia, São João Batista e o painel de madeira da glorificação de São Roque. Além das obras artísticas, o espaço já passou por reformas e obras de revitalização.

A igreja da Matriz está localizada na Rua São João, n43 (Vila Ferriello) e mais informações podem ser solicitadas por meio do telefone da Secretaria Paroquial: (15) 3263-1177.

O QUE FAZER
EM BOITUVA
Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.