ESTAÇÃO DE TREM EM BOITUVA
O trem de ferro da Sorocabana está no hino municipal e não é atoa, isso porque a história e o crescimento da cidade de Boituva está inteiramente ligada à construção da Estação Ferroviária. Em 1883 é construída a Estrada de Ferro Sorocabana nas dependências de um terreno doado por João Rodrigues Leite, durante as construções dá-se origem ao povoado de Boituva, cujo nome tem linguagem indígena que significa “muitas cobras” (Boi = cobra, Tuva = muita).
Com a estação e os anos passando, foram se concentrando, ao seu redor, muitos povoadores entre os quais estavam as famílias de Eugênio Furtado Corte Real, Nicolau Vercellino e Coronel José Campos Arruda Botelho. E aqui a história de Boituva está a um passo de mudar para sempre, e deixar de ser um povoado para se tornar, de fato, um município, já que as famílias mais fortes do povoado trouxeram grandes feitos à região, como a criação de um Distrito Policial e o Cemitério Municipal, por exemplo.
A estação de Boituva foi inaugurada como ponta de linha e já em 1889 passou a ser a estação de saída para o ramal de Tatuí, que mais tarde, aumentado, passou a ser o ramal de Itararé. Em 1920, outro curto ramal, para Porto Feliz, também passou a sair da estação.
Atualmente, a estação, localizada ao lado da Rodoviária, foi restaurada e deve se tornar um ponto de turismo e cultura no município. A revitalização desse prédio de grandes histórias faz parte da adequação do local para o recebimento de um museu que pretende reunir um acervo histórico.
Mais informações sobre a ferrovia podem ser encontradas em contato com a Secretaria de Cultura por meio do telefone: (15) 3363 – 6180 ou pelo correio eletrônico [email protected]