Balonismo

Boituva é uma cidade paulista conhecida por oferecer oportunidades de experiências com alguns esportes de aventura, como, por exemplo, o balonismo.

balonismo em Boituva ficou famoso porque a cidade é o local que tem mais voo de balão na América Latina e, por isso, atrai um número expressivo de turistas.

É importante lembrar que a viagem de balão é super segura, principalmente contando com profissionais qualificados e experientes, ainda mais estando na cidade referência de balonismo no Brasil. Não há motivos para se preocupar.

 

História do balonismo

O ano é 1709. O padre brasileiro de 23 anos, Bartolomeu de Gusmão, apresentou a primeira demonstração de voo à D. João V por meio de um balão aquecido com ar. Porém, após subir cerca de quatro metros, ocorreu um incêndio no balão e, consequentemente, Gusmão perdeu a credibilidade com a corte.

Mais tarde no ano de 1973, na França, dois irmãos Etiene e Joseph Montgolfier realizaram o primeiro teste de voo em um balão com tripulação, animais, que atingiu uma altura de dois mil metros quadrados e retornaram ao solo em perfeitas condições. O momento contou com a presença do rei Luiz XVI e de quase toda população parisiense. Neste mesmo ano ocorreram o lançamento do balão de gás hidrogênio e, a partir daí, o balonismo se consolidou como uma atividade aérea e se tornou a porta de entrada para os dirigíveis.

No Brasil, a história do passeio de balão começou em 1885, quando Edouard Heilt sobrevoou por alguns segundos o Saco dos Alferes, no Rio de Janeiro. Durante o progresso na história do balonismo, muitos brasileiros se destacaram com suas invenções. Entre eles, podemos citar o Júlio Cesar Ribeiro de Souza que em 1881 patenteou o dirigível “Victória”. Augusto Severo de Albuquerque Maranhão também se destacou por ter criado o dirigível “Bartolomeu de Gusmão” em 1883. Por fim, Alberto Santos Dumont e seus dirigíveis chegaram para revolucionar as atividades aéreas.

Do ponto de vista esportivo, a renovação do balão de ar quente culminou em uma evolução real do balonismo. Isso resultou na criação do primeiro campeonato brasileiro ocorrido em 1963 e o primeiro mundial exatamente dez anos depois (1973).

Em função desse desenvolvimento, a Associação Brasileira de Balonismo foi fundada em 1887 e se tornou a entidade máxima do esporte no país.

O QUE FAZER
EM BOITUVA