VOCÊ VIU O JOÃO DE BARRO NO CENTRO DE BOITUVA?

  VOCÊ VIU O JOÃO DE BARRO NO CENTRO DE BOITUVA?


Uma ave trabalhadora e construtora por natureza. Esse é o joão-de-barro, umas das espécies mais populares especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do país, e que resolveu fazer um ninho em uma árvore no centro da cidade.


A sua grande habilidade de manipular o barro dá nome ao passarinho. Aqui em Boituva, a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Desenvolvimento Sustentável se deparou com essa situação quando foi realizar a poda de uma árvore: um ninho e uma casa de João de Barro e mantiveram o galho, até que o período de choca termine.


Após a poda completa da árvore, o galho retirado será encaminhado para o Centro de Educação Ambiental- CEA, no Parque Ecológico Municipal, onde ficará em exposição para os visitantes e alunos.


A LENDA | Conhecida e encoberta por histórias, a ave é alvo de lendas, uma delas é derivada do comportamento agressivo entre os machos, que podem brigar até quase a morte, há o conto mais famoso. A história é que, se o macho for “traído” pela fêmea, ele pode trancá-la dentro do ninho para sempre como punição. Um "causo" retratado até em formato de música nas vozes de Tonico e Tinoco.


Apesar do apelo popular da narrativa que envolve a espécie e do fato de muitos afirmarem já terem visto casinhas de joão-de-barro completamente fechadas, essa ação nunca foi registrada cientificamente.


A CASA | Com barro, misturado a esterco, palha e pequenos galhos, o macho e a fêmea trabalham juntos por 18 dias para a construção do ninho. Em média, a casa tem 30 cm de diâmetro e 5 cm de espessura. O casal tem preferência por locais abertos para fazer o ninho, como em árvores isoladas e postes de iluminação. A casa é separada em duas partes por uma divisória: a entrada, que permite ao pássaro entrar sem se abaixar e é sempre voltada para o norte, evitando que o vento entre, e o interior do ninho.