ACESSIBILIDADE

VOCÊ SABIA? A PROVA DE VIDA DO INSS MUDOU | COMPROVAÇÃO DEIXA DE SER PRESENCIAL

  VOCÊ SABIA? A PROVA DE VIDA DO INSS MUDOU | COMPROVAÇÃO DEIXA DE SER PRESENCIAL
A "prova de vida" para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mudou. Desde o dia 2 de junho, a comprovação deixou de ser presencial. A partir de agora, o INSS terá como base o cruzamento de outras bases de dados do governo.
A alteração das regras aconteceu por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União. O beneficiário não precisará provar que está vivo, sendo de responsabilidade do INSS fazer a certificação de que o segurado não faleceu. Antes da portaria, o segurado tinha que ir até uma agência bancária para fazer a chamada "prova de vida". Agora, isso acontecerá de forma opcional e usada apenas como último recurso.
CASOS EM PENDÊNCIA
Se o segurado quiser regularizar pendências de anos anteriores, poderá ir ao banco fazer a prova de vida presencial (se quiser). A portaria estabelece apenas que ele não pode ser
obrigado
 
pela instituição financeira a procurar uma agência bancária.
CRUZAMENTO DE DADOS
O INSS terá acesso a dados como votação em eleições, registro de transferências de bens, vacinação, consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ou renovação de documentos como RG, CNH ou passaporte. Caso não haja registro de movimento, o próprio órgão fará outras formas de comprovação de vida.
Ao anunciar as novas regras, o INSS informou que estuda soluções como a generalização da prova de vida digital, com um sistema de envio de fotos por aplicativo a partir de 2023, ou a manutenção do envio de servidores públicos para a coleta de dados biométricos na casa do aposentado ou pensionista. Segundo o INSS, o novo processo será implementado gradualmente até 31 de dezembro.
A agência do INSS em Boituva fica na Rua Manoel dos Santos Freire, 544 – Centro.