ACESSIBILIDADE

INVESTIMENTOS, AÇÕES, AQUISIÇÕES, CONVÊNIOS E CONCURSO DA GCM; SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA FAZ BALANÇO DO SEMESTRE

  INVESTIMENTOS, AÇÕES, AQUISIÇÕES, CONVÊNIOS E CONCURSO DA GCM; SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA FAZ BALANÇO DO SEMESTRE
INVESTIMENTOS, AÇÕES, AQUISIÇÕES, CONVÊNIOS E CONCURSO DA GCM; SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA FAZ BALANÇO DO SEMESTRE
Mais segurança em Boituva! A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito divulgou um balanço sobre as atividades da pasta neste primeiro semestre de 2022, com ações efetivas de fiscalizações e apreensões, flagrantes, além dos investimentos e aquisições de equipamentos, convênios celebrados e ainda o início das tratativas para a contratação de 39 GCMs, 7 Agentes de Trânsito e 9 Bombeiros Municipais, por meio da realização do novo concurso da Guarda Civil Municipal (GCM).
De acordo com o secretário da pasta, Luciano Alves, os investimentos na área da segurança em Boituva já são visíveis. "A GCM vem se destacando no patrulhamento ostensivo no município, com ocorrências policiais, apreensões e prisões. Os números são resultados de Operações Conjuntas entre entidades do Estado de São Paulo (Polícia Militar e Polícia Civil) e outros departamentos", disse ele.
Ações de fiscalização a estabelecimentos comerciais, com apoio ao Poder Judiciário e a atuação em bairros com maior incidência criminal, vem contribuindo para melhorias nos indicadores.
NÚMEROS COMPROVAM
De acordo com Alves, no último semestre foram realizadas 57 (cinquenta e sete) ações conjuntas (operações), somando mais de 2.841 ocorrências de diversas naturezas, das quais 250 foram encaminhadas ao Plantão Policial para realização de Boletim de Ocorrência e as demais foram resolvidas no local. "Dentre essas ocorrências 93 tornaram-se flagrantes culminando em sua maioria na prisão dos autores e outros respondem o processo em liberdade. Foram mais de 132 ocorrências com entorpecentes (tráfico, porte e encontro de drogas) e ainda 657 autuações em veículos em diversas naturezas", explicou.
INVESTIMENTOS NA ÁREA
Os investimentos na área de Segurança não param. O secretário detalha ainda que já se encontra em fase de licitação a empresa que vai gerenciar o Concurso Público. "Essa busca pelo aumento do efetivo nas corporações é um reconhecimento e o compromisso da prefeitura em dar mais segurança aos munícipes", comentou Luciano.
NOVOS EQUIPAMENTOS
Confira quais os novos equipamentos adquiridos e investimentos da Secretaria:
- 2 Fuzis e 2 Carabinas CTT.40 para GCM
- Viatura do Canil (em fase de abertura de licitação)
- Reativação da base do Canil da GCM (em andamento)
- Drone para patrulhamento aéreo da GCM (em processo de licitação)
- 45 Novas Câmeras para o Projeto "Muralha Eletrônica"
- Um Caminhão Pipa para Defesa Civil (auxílio ao Corpo de Bombeiros)
EMENDAS E CONVÊNIOS
A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito recebeu ainda o investimento de 350 mil reais por meio de três emendas parlamentares, reforçando a aquisição dos equipamentos.
Além disso, convênios importantes estão em andamento, como a Central de Operações Integradas - COI que unifica a comunicação das comunicações da PM, PC, GCM, Defesa Civil, Bombeiro, visando agilizar os atendimentos; a ampliação do Sistema Detecta de 6 para 10 pontos (somando 20 câmeras - são duas câmeras por ponto), bem como a renovação do convênio do Detecta (vence em setembro próximo); a implantação da "Operação Delegada" em Boituva (realizada por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo para que agentes da Polícia Militar reforcem o policiamento na cidade durante suas folgas); a atualização da GCM com apoio da Polícia Civil, com treinamentos e instruções jurídicas, práticas de tiro, direção defensiva, entre outras ações.
Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.