COMBATER A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É UMA MISSÃO DE TODOS

COMBATER A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER É UMA MISSÃO DE TODOS
Na manhã desta quarta-feira, dia 14, o município registrou um crime, que está sendo investigado como feminicídio, na região do Villagio das Oliveiras. Inicialmente, estendemos solidariedade a família e aos entes. Importante, neste momento, ressaltar as ações da Prefeitura para que situações como esta não mais aconteçam.
CANAIS DE DENÚNCIA 24 HORAS
- 153 Guarda Civil Municipal
- 190 Polícia Militar
- 181 Polícia Civil
- 180 Central de Atendimento à Mulher
COMO PROCEDER EM CASO DE VIOLÊNCIA?
- O 1º passo de uma mulher vítima de agressão é comparecer à Delegacia de Polícia (Frei Galvão, Nº 60 Jd. América). A partir daí será identificada a natureza da ocorrência, por exemplo violência doméstica ou agressão.
- A vítima feminina recebe um atendimento humanizado, feito por uma profissional feminina especializada para possibilitar que a vítima tenha melhor atendimento e abertura pelas autoridades.
- No atendimento é lavrado um boletim de ocorrência e poderá ser também encaminhado ao Fórum, que eventualmente, após a apreciação da juíza, emitirá uma Medida Protetiva, a pedido da vítima, para que o autor da violência não se aproxime do lar, trabalho, etc.
- A partir da emissão da Medida Protetiva a vítima passa a ter o acompanhamento da Patrulha Maria da Penha e se assim desejar, poderá ter instalado em seu celular, o BOTÃO DO PÂNICO.
AÇÕES DA PREFEITURA
BOTÃO DO PÂNICO
- Para instalar o aplicativo é necessário o comparecimento na sede da GCM, para realizar a instalação do aplicativo pela equipe da Patrulha Maria da Penha e receber as orientações.
- O aplicativo permite, em caso de urgência e do não cumprimento da medida protetiva, o acionamento de um botão virtual e assim uma guarnição mais próxima se dirigirá visando coibir eventuais descumprimentos e proteger a vítima.
PATRULHA MARIA DA PENHA
- Visa a proteção de vítimas que sofrem com agressões em seus lares, nos trabalhos ou no dia a dia, oferecendo apoio a quem sofre constantemente agressões, ou potenciais, e que buscam auxílio nos órgãos policiais, seja através da GCM, PM ou Polícia Civil e recebem um atendimento diferenciado.
- Além do aplicativo Botão do Pânico, a Patrulha Maria da Penha é responsável pelo acompanhamento de todas as mulheres com medidas protetivas, com visitas regulares, encaminhamento para outros tipos de atendimentos necessários (saúde, social…), além de palestras e rodas de conversa para orientação aos direitos da mulheres.
CASA DA MULHER
Está em construção um espaço para oferecer o desenvolvimento de políticas públicas com enfoque regionalizado, garantindo acolhimento a mulheres vítimas de discriminação e violência. Entre os serviços previstos estão atendimento psicológico, social e jurídico, realizado por equipe multidisciplinar, além de ações de apoio ao empreendedorismo, trabalho e renda, em parceria com o Governo do Estado de SP.
Previsão de entrega, no primeiro semestre de 2024.
OUTRAS AÇÕES
- Aumento do efetivo da GCM em 50%;
- Renovação da frota com novas viaturas, totalmente equipadas.
- Troca de iluminação das ruas e praças da cidade por lâmpadas de LED;
- Instalação de sistema de monitoramento por câmeras.