ACESSIBILIDADE

25 DE NOVEMBRO | DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE

  25 DE NOVEMBRO | DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE
No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem por objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e sensibilizar a população para a importância da doação.
O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse dia especialmente importante para nos lembrarmos e promovermos esse ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.
Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.
QUAIS AS CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR SANGUE:
– ter entre 16 e 69 anos de idade (Menor de 18 anos deve apresentar o formulário de autorização e cópia do documento de identidade com foto do pai, mãe ou tutor/guardião;
– idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 61 anos);
– pesar mais de 51 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);
– há medicamentos que podem impedir a doação. Se informe sobre as restrições;
– apresentar documento de identificação oficial com foto (original ou cópia autenticada em cartório), em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade;
– dormir pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior à doação;
– não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;
– não fumar duas horas antes da doação.
Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.