TERÇA-FEIRA DA CURIOSIDADE ESPORTIVA #2: VOLEIBOL

- O voleibol foi criado nos Estados Unidos pelo professor de Educação Física William George Morgan, em 9 de fevereiro de 1895. Morgan tinha como objetivo principal criar um esporte em que não houvesse contato físico.

- Nos primeiros anos, o voleibol não possuía uma bola específica para a prática do esporte. Os jogos eram realizados com câmeras de bolas de basquete.

- Nos primórdios do esporte, as partidas eram disputadas em locais abertos.

- A Federação Internacional de Voleibol foi fundada em 1947.

- Durante uma partida de voleibol, um jogador dá, em média, setenta saltos. Alguns jogadores podem chegar à marca de cem saltos por jogo.

- O voleibol entrou nos Jogos Olímpicos de Paris (1924), porém como esporte demonstrativo. Foi apenas nas Olimpíadas de Tóquio (1964) que ele se tornou um esporte olímpico de competição.

- O país que mais ganhou medalhas no voleibol masculino em Jogos Olímpicos foi a extinta União Soviética. Foram seis medalhas conquistadas, sendo quatro de ouro e duas de pratas.

- A seleção brasileira masculina de voleibol já conquistou, em Jogos Olímpicos, cinco medalhas, sendo duas de ouro e três de prata. A seleção feminina também conquistou quatro medalhas olímpicas (duas de ouro e duas de bronze).

- A partida de voleibol mais demorada da História ocorreu na final dos Jogos Olímpicos de Montreal (1976). O jogo entre União Soviética e Polônia durou 4 horas e 36 minutos. A seleção polonesa levou o ouro nesta verdadeira maratona esportiva.

- O jogo de voleibol com maior público da História foi entre as seleções masculinas de Brasil e União Soviética, realizado em 26 de julho de 1983. O Grande Desafio de Vôlei foi disputado numa quadra montada no gramado do estádio do Maracanã (Rio de Janeiro) e teve 95 mil espectadores. O Brasil venceu a partida por 3 sets a 1.

Fonte: Chefe do Departamento de Esportes, Kaká Belo e Secretário de Esportes, Sidney Satoshi Doi.

A Secretaria de Esportes oferece aulas gratuitas no Ginásio Municipal De Esportes (rua Antônio Galvão Pachêco, 464-496 – Vila São Vicente de Paula).

VOLEIBOL MASCULINO (8 e 45 anos) aos sábado das 8h às 14h.
VOLEIBOL FEMININO (8 e 45 anos) as quartas das 16 às 21h30 e as sextas das 8h às 11h e aos sábados das 14h as 18h.
VOLEIBOL ADAPTADO (45 a 70 anos) de segunda a quinta das 7h as 10h.

#curiosidadesesportivas #esportes #voleibol