?ATENÇÃO PARA A RAIVA EM BOVINOS E EQUINOS!
Da Assessoria de Comunicação - 04:23:19 | Quinta-feira, 09 de Maio de 2019

ATENÇÃO PARA A RAIVA EM BOVINOS E EQUINOS.

Foram confirmados 4 casos de raiva em bovinos no município, o Centro de Controle de Zoonoses de Boituva pede o apoio e a colaboração dos criadores de gado que além de vacinarem os animais é necessário comunicar a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura junto com o Centro de Controle de Zoonoses de Boituva em caso de morte suspeita.

O principal transmissor da raiva para os bovinos e equinos é o morcego hematófago. A transmissão geralmente ocorre por inoculação da saliva dos animais infectados, mas é possível contrair pelo contato com o sangue e saliva em mucosas, o período de incubação do vírus pode chegar a 6 meses.

Os sintomas da raiva no bovino podem ser confundidos com outras enfermidades. Geralmente, se caracterizam por paralisia dos membros posteriores, dificuldades para respirar e algumas mudanças de hábitos. É necessário solicitar o acompanhamento de um médico – veterinário para realizar um diagnostico correto.

Há duas semanas 3 (três) equipes da Defesa de Agropecuária do Estado de São Paulo estiveram em Boituva e com o Centro de Controle de Zoonoses realizaram uma busca em todo Município a procura de abrigos para o controle dos morcegos hematófagos.

O controle da população de morcegos é importante, necessário e, se bem realizado, eficiente, porém é um método complementar a outra forma de prevenção: A vacinação!

A vacinação é a forma mais eficaz de profilaxia da raiva em bovinos, não é obrigatória em regiões não endêmicas, ou seja, com baixa prevalência de surtos da doença, portanto não é distribuída gratuitamente pelo governo, porém é de baixíssimo custo e é um meio de evitar a morte de rebanhos e prejuízos ao produtor. Os animais devem ser vacinados a partir dos 3 meses de idade e o reforço para os animais que tomaram a vacina pela primeira vez só pode ser dado após 30 dias da primeira dose.

segunda a sexta-feira | 8;30h às 17h