Boituva realizará 3ª Conferência Municipal de Saúde no próximo dia 23
Da Assessoria de Comunicação - 05:20:19 | Sexta-feira, 09 de Junho de 2017

Boituva realizará 3ª Conferência Municipal de Saúde no próximo dia 23

A Prefeitura de Boituva através da Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoverão a 3ª Conferência Municipal de Saúde. O evento acontecerá no dia 23 de junho, das 13 às 18 horas no IFSP “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus São Paulo”.

A Conferência terá como tema - “Cuidado em Rede – Desafios e Perspectivas” e serão debatidos, durante o evento, seis eixos temáticos:

I – REDE CEGONHA;

II – REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL;

III – REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIA E EMERGÊNCIA;

IV - REDE DE ATENÇÃO ÀS DOENÇAS E CONDIÇÕES CRÔNICAS;

V - QUALIFICAÇÃO/ EDUCAÇÃO E HUMANIZAÇÃO;

VI - VIGILÂNCIA EM SAÚDE;

VII - REDE DE SAÚDE BUCAL.

Ao final da Conferência serão elaboradas propostas que contribuam para a melhoria e o desenvolvimento da saúde pública no Município de Boituva, as quais serão encorporadas ao Plano Plurianual de Saúde 2018 à 2021.

Os interessados em participar deverão fazer o pré credenciamento até o dia 19 de junho de 2017 através do e-mail: maristela.saude@boituva.sp.gov.br ou diretamente na Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Rua Manoel dos Santos Freire, 392, Centro. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone 3363-8460 ou 3363-8465 ou no e-mail: maristela.saude@boituva.sp.gov.br

O IFSP “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus São Paulo” está localizado na Av. Zélia de Lima Rosa, 100 - Portal dos Pássaros.

Conferências de Saúde

As Conferências de Saúde são espaços democráticos destinados a analisar a situação atual do Sistema Único de Saúde (SUS) e a propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. Elas devem ser realizadas, a cada quatro anos, pelos três níveis de governo (municipal, estadual e federal). Contam com a participação de diversos representantes da sociedade, divididos em quatro grandes segmentos – usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores. Com esta organização, toda a população está convidada a participar desse momento de reflexão e deliberação democrática sobre o futuro do SUS - de usuários a prestadores de serviços, desde a esfera municipal até a federal.

A Conferência Municipal deve ser realizada sempre no primeiro ano de gestão do governo. Conferências estaduais e municipais antecedem a Conferência Nacional e são realizadas em todo o país. Elas tratam dos mesmos temas já previstos para a etapa nacional e servem para discutir e aprovar propostas prévias que serão levadas, posteriormente, para discussão durante a Conferência Nacional.

Os relatórios das Conferências Municipais, Estaduais e Nacional resultam em documentos que servem para auxiliar a direcionalidade da gestão do SUS conforme a esfera de realização da Conferência. Esses documentos são intitulados “Relatório Compilado da Conferência” e devem conter minimamente as diretrizes, propostas e as moções aprovadas durante a realização da Conferência que servem de base para a elaboração dos Politicas Públicas de Saúde, legitimadas no Plano Plurianual de Saúde que neste caso será de 2018 à 2021.